Até o momento, temos 10.552 vias cadastradas em 1.843 locais de 445 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.895 vias Tradicional Clássica, 4.830 vias Esportiva, 658 vias Bouldering, 65 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 71 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 16 vias Tradicional Esportiva.
Descrição: Escalada bem variada, com proteção mista e paradas duplas com grampos. As dificuldades estão concentradas na primeira enfiada, de apenas 15 m, protegida por grampos. Ela tem duas sequências bem distintas, separadas entre si por um bom platô. São lances técnicos, complexos e bonitos, que seguem uma canaleta onde a rocha foi esculpida em belas formas.
Ela termina em um grande buraco raso (P1), e dali uma sequência de agarras e aderência, também protegida por grampos, fácil no início e com um lance difícil (VI/VIsup) no final, leva ao início de um sistema de fendas largas bem mais fácil, que termina logo abaixo de um grande platô de vegetação (P2). Devido ao atrito, pode se fazer uma parada intermediária na chaminé larga que há no meio desta enfiada. Desse platô sai uma passarela para a esquerda que leva a um grampo (P3) e à fácil calha larga final, que termina em P4. Proteção em grampos e friends diversos. Descida com duas cordas de 60 m (um dos rapéis é em uma árvore).
Fonte: Guia de escaladas da vertente norte do Parque Estadual da Pedra Branca - André Ilha, 2022 (www.femerj.org/wp-content/uploads/Guia-de-escaladas-da-vertente-norte-do-Parque-Estadual-da-Pedra-Branca-1-edicao-versao-final-2022.pdf)
Aviso legal: Os comentários publicados neste fórum são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. As opiniões, informações e conteúdos expressos pelos usuários não representam, em nenhuma hipótese, a posição, visão ou concordância do Escaladas.com.br. Cada participante é pessoal e legalmente responsável pelo que escreve e publica.
Comentários